A cozinha fusion é uma corrente gastronômica que se tornou tendência, mas que já havia sido utilizada em tempos antigos. Esse conceito começou de forma marcante nos Estados Unidos, nas décadas de 1960 e 1970. No entanto, é possível encontrar traços de fusão na culinária tradicional de diversos países. Quer saber em que consiste essa ideia culinária? Continue lendo, nós contamos tudo neste artigo.

Você também pode aprender tudo sobre gastronomia e suas tendências com o nosso Mestrado Internacional em Culinária Profissional

Em que consiste a cozinha fusion?

A cozinha fusion é a mistura de ingredientes, técnicas e características culinárias de diferentes países do mundo. Vai além de apenas combinar; destaca as principais características de cada prato e as une em um cardápio. Além de representar as culturas de todo o mundo, ajuda a criar ambientes diversos.

Um dos aspectos principais que compõem essa cozinha é o conhecimento da gastronomia de outros países. A partir disso, um chef pode misturar as tradições culinárias por pura criatividade ou pela integração de uma equipe multiétnica. A mistura de culturas provocada pela migração unificou ingredientes e técnicas culinárias, resultando em pratos fusion.

Exemplos de cozinha fusion:

Como mencionamos, grande parte da fusão gastronômica se desenvolveu de forma natural por meio da mistura de diferentes culturas em um mesmo lugar. Ao estarem no mesmo espaço, ambas as culturas aprendem profundamente as tradições uma da outra e as incorporam à gastronomia. A seguir, veremos alguns exemplos disso.

Culinária Nikkei

O termo Nikkei se refere a todos os imigrantes japoneses e seus descendentes. No caso do Peru, existe uma comunidade Nikkei formada por imigrantes nascidos no Japão e seus descendentes nascidos no Peru.

Entre as cozinhas fusion propriamente ditas, sem dúvida está a Nikkei, que surge da mistura entre os sabores do Peru e as técnicas da culinária japonesa. O ceviche, prato nacional do país andino, representa essa fusão.

Tex-Mex

Um exemplo bem-sucedido de cozinha fusion é a Tex-Mex, uma mistura da gastronomia mexicana com a da fronteira dos Estados Unidos. O prato típico dessa fusão são as fajitas de frango, que consistem em fritar cebola, pimentão, pimentas serrano e frango com azeite de oliva. O frango e os demais ingredientes são fritos separadamente.

Depois de fritar o frango, adiciona-se a cebola e as pimentas fritas, misturando tudo. Pode-se acrescentar um pouco de caldo para dar mais sabor, e recomenda-se comer em tacos com tortillas de trigo.

Culinária fusion Chifa

Devido à escassez de trabalho após a abolição da escravidão em meados do século XIX, milhares de imigrantes chineses chegaram ao Peru em busca de oportunidades em minas ou plantações de açúcar.

Muitos chineses também foram contratados como cozinheiros em navios para longas viagens. Ao chegarem em terra firme, continuavam cozinhando em ranchos. Assim, puderam criar os restaurantes Chifa, que serviam comida chinesa típica feita com ingredientes da América do Sul.

O Chifa se integrou tanto à culinária nacional peruana que já não é mais considerado exclusivamente chinês. Um exemplo dessa cozinha é o famoso Lomo Saltado, que consiste em carne e vegetais salteados com molho de soja e raiz de Szechuan.